voltar para posts

WhatsApp permitirá pagamentos, envios e recebimentos de dinheiro pelo aplicativo.

Assunto dominante na mídia internacional, a pandemia trouxe complicações para a rotina de todo o mundo. Isso tem causado problemas significativos na economia sob os mais diversos aspectos. Um impacto tão grande que se tornou determinante na discussão sobre a política de combate à pandemia, em que o funcionamento ou não do comércio sempre foi considerado com sua devida relevância.

O fato é que, como forma de resolver problemas até então inéditos, a tecnologia tem sido a grande aliada nessa transformação. Ferramentas e mais ferramentas estão sendo criadas e implantadas com grande agilidade, a fim de solucionar adversidades ou minimizar boa parte dessas situações econômicas.

Na última segunda-feira (15), o WhatsApp anunciou uma atualização de aplicativo que permitirá a seus usuários, o envio e recebimento de dinheiro usando cartões previamente cadastrados. Com a novidade também será permitido que contas do WhatsApp Business recebam pagamentos por produtos e serviços. Assim comerciantes e prestadores de serviço passam a ter, além de uma ferramenta de relacionamento e negociação com seus clientes, uma plataforma de pagamento para realizarem suas transações no próprio app.

Segundo o WhatsApp, o Brasil foi o país escolhido como o primeiro para implantação do sistema devido ao grande volume de pessoas e empresas que o utilizam. Assim, veem os pagamentos digitais como apoio ao desenvolvimento econômico no Brasil, justamente pelo uso comercial.

Funcionará assim:

Para que usuários possam enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp será preciso cadastrar um cartão na função Facebook Pay.

• Haverá uma função, no mesmo menu do envio de imagens, chamada "Pagamento"; quando o usuário clicar na função, o aplicativo pedirá um valor e irá redirecionar para a criação de uma conta;

• Será preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha numérica de 6 dígitos;

• A seguir, o usuário incluirá nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros;

• O cartão cadastrado será verificado junto ao banco, que enviará um código ao usuário por SMS, e-mail ou aplicativo do próprio banco. Esse código servirá para impedir o cadastro de cartões roubados, por exemplo. De acordo com o WhatsApp, o uso da senha (ou reconhecimento biométrico do celular) será necessário toda vez que o usuário for enviar dinheiro.

Quem poderá usar?

Inicialmente será possível usar cartões de débito — ou que têm função de débito — e de crédito, das bandeiras Visa e Mastercard, dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil. A transferência será intermediada pela Cielo e não terá taxas para os usuários.

Para as contas comerciais — WhatsApp Business — será necessária uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos ilimitados, tanto de crédito quanto débito, oferecer reembolsos e ter suporte técnico. Os comerciantes, diferentemente dos usuários, pagarão uma taxa fixa de 3,99% por transação.

Fique ligado no Blog e nas redes sociais do Fujioka Distribuidor para saber mais novidades.

Fonte: G1 Economia.