Quem nunca sonhou em ter um cinema particular? E esse não é um sonho distante. Hoje, já é possível ter uma tela grande de altíssima qualidade por um preço acessível. Mas aí sempre surge a dúvida: o que é melhor? Uma TV com tela grande ou um projetor? Para responder a essas perguntas, primeiro o consumidor deve se perguntar quais são as suas necessidades e as características do ambiente em que o equipamento será instalado.

Em ambientes menores, a projeção fica limitada à distância do projetor à parede. E em ambientes muito pequenos, a instalação de TVs muito grande fica limitada, causando até certo desconforto e a imersão proporcionada pelo som dos equipamentos também é prejudicada.

Mobilidade
O projetor tem uma grande vantagem sobre as TVs pelo o aspecto da mobilidade, já que é portátil e também permite fixação. Esse fator favorece o transporte de um lugar a outro, a troca de ambientes de maneira fácil, enquanto as TVs, muitas vezes, são instaladas em paredes ou painéis. De fato, pela forma, peso, e por ser uma tecnologia por vezes delicada nas Tvs, no fator mobilidade os projetores saem na frente. Vale ainda considerar a possibilidade de projeções em outras superfícies. Poder projetar no teto é uma delas.

Tela grande

Boa parte dos projetores com qualidade chegam a projetar 80”, 100” e até 140” sem comprometer a qualidade da imagem, enquanto as TVs convencionais de tela grande chegam por volta das 82”. Mas o consumidor deve ter em mente que o tamanho do ambiente é fundamental na decisão por um ou outro aparelho.

Qualidade de imagem

Para que o projetor tenha qualidade, é necessário que o ambiente esteja preparado: escuro e com local para projeção, como uma parede branca ou uma tela própria para projetores. Enquanto isso, a grande maioria das Tvs trazem hoje uma tecnologia que responde à luminosidade do ambiente ajustado a imagem automaticamente para melhor visibilidade. Outro fator determinante para a qualidade de imagem das TVs e dos projetores é a resolução. Hoje existem TVs com qualidade até 8K e projetores 4K. Para os amantes das imagens ultra detalhadas as Tvs levam vantagem nesse quesito.

Som

Uma das grandes questões dos projetores é a falta de áudio. Alguns até contam com um sistema modesto, mas que não chega a ser uma experiência de áudio. Nessa característica as TVs saem muito na frente, já que TVs de telas grandes possuem sistemas de áudio com tecnologias superavançadas. Algumas como movimentação do som, conforme a cena na tela.

Para fazer a escolha, o consumidor deve levar em consideração todas essas características e pontuar também os custos extras que terá na instalação – como é o caso do projetor com um bom sistema de áudio.

Independente da opção por uma Tv ou projetor, uma coisa é certa: as melhores opções em Tvs telas grandes e projetores você encontra no Fujioka Distribuidor. As melhores marcas e modelos à sua disposição como só quem é especialista em tecnologia tem.

Gostou? Toda terça e quinta tem conteúdo por aqui. Então fique ligado no blog e nas redes sociais do Fujioka Distribuidor pra não perder nada.


voltar para posts