Ao montar um computador, o monitor é visto como um item secundário em boa parte das vezes. Por isso, algumas de suas principais características são ignoradas, sendo só o preço e o tamanho os fatores que ganham atenção dos compradores.

Sobre tamanho, a resposta é direta: o ideal é um monitor entre 14” e 29”. A não ser que o monitor seja para atividades específicas que exijam um tamanho diferente do padrão. Essa é basicamente uma questão de gosto, adaptação ou finalidade. O melhor é que o comprador verifique qual o monitor que mais traz conforto visual.

Entender as especificações técnicas e o que muda na prática é essencial para quem compra ou vende esse tipo de equipamento. Por isso, adiante explicaremos algumas características que são extremamente importantes na hora de escolher o monitor ideal.

Resolução

Essa é uma das principais características que devem ser observadas em um monitor. Atualmente, é mais comum que se encontrem no mercado monitores com 1080 pixels ou mais, mas ainda existem alguns com 720 pixels ou menos.

A resolução depende da finalidade do monitor. Se for apenas para um trabalho que não exija muita qualidade na imagem, um monitor HD ou Full HD já são ótimas opções. Mas se a finalidade do monitor for para trabalhos com edição de imagem, vídeo ou para jogos que exigem mais qualidade e fidelidade, quanto maior for a resolução melhor.

Ainda que se faça uso de um monitor com ótima resolução, é importante observar também a capacidade de processamento da placa de vídeo do computador para que o aproveitamento da resolução seja maior e para que evite travamentos.

Taxa de atualização

Outra característica a ser observada é a taxa de atualização, que é medida em Hertz. Quanto maior essa taxa, mais rápida é a atualização das imagens apresentadas na tela. Os monitores mais comuns possuem taxa de atualização de 60 Hz, enquanto monitores ideais para gamers possuem taxa de 100 Hz ou superiores.

Na prática, isso significa uma velocidade maior na reposta dos comandos. Por isso, para gamers, essa taxa de frequência é tão essencial. Assim, monitores de 240 Hz já são encontrados no mercado. Equipamentos com esses são tão velozes que podem oferecer uma certa dificuldade de adaptação do usuário, às vezes até comprometendo a experiência.

Mas qual o melhor monitor para as minhas necessidades ou para as do meu cliente?

A resposta para essa pergunta está na finalidade para a qual o monitor será utilizado. Mas a melhor opção é observar os monitores expostos e experimentar cada um, observando sempre as especificações técnicas e o custo benefício da tecnologia.

No Fujioka Distribuidor é possível encontrar monitores como você precisa. Seja para o seu negócio ou para sua casa. Quem possui CNPJ e pretende comprar par utilizar em casa ou no próprio negócio, vai se surpreender pagando mais barato. Agora que você já sabe que existem diferenças entre os monitores é hora de escolher o seu aqui no site do Fujioka Distribuidor. Aproveite.

Esperamos ter ajudado você. Para ver mais conteúdos como esse, fique ligado aqui no blog e nas nossas redes sociais. Até a próxima


voltar para posts