Na busca por mais desempenho para o PC, muita gente se depara com um questionamento: qual componente trocar? Entre os itens mais procurados estão a memória RAM e o processador, mas saber qual deles realmente fará a diferença não é tão fácil quanto parece.

Antes de escolher entre os dois componentes, é importante observar a função de cada um deles: a memória RAM tem por objetivo armazenar dados do sistema operacional e de programas que estão sendo usados temporariamente. O processador, por sua vez, recebe essas informações de forma rápida, diretamente da memória RAM.

O processador é o principal componente de um PC, basicamente o cérebro do computador. É ele que faz todos os cálculos e realiza as diversas operações necessárias. Para escolher um bom processador, é preciso antes verificar se o upgrade será o suficiente para as atividades serem executadas.

Antes de comprar essa peça, deve-se observar a compatibilidade com a placa-mãe. Para isso, basta verificar qual socket está presente na placa-mãe e se ele é compatível com o processador escolhido.

Para a troca de memória, o processo é bem mais simples: basta saber quantos GB o PC suporta e qual o tipo de barramento (encaixe) presente na placa-mãe. As placas mais novas costumam usar o barramento DDR4, pois apesar de o DDR5 já estar presente no mercado, ainda é pouco difundido.

Antes de escolher entre os dois componentes, o ideal é saber se os aplicativos usados consomem mais memória ou mais processamento. Para obter essa informação, abra o gerenciador de tarefas do Windows com os programas abertos e verifique se eles usam toda a memória ou todo o poder de processamento.

Seguindo esse critério, deve-se fazer o upgrade no que mais estiver em falta, mas lembre-se: a nomenclatura dos processadores pode te confundir. Por exemplo: um Intel Core i7 de primeira geração tem processamento inferior que o i5 da décima geração. Outra coisa importante é pesquisar se o PC tem slots de memória sobrando e até quantos GB a placa mãe e o processador suportam.

E se você quer economizar ao comprar sua memória, seu processador ou qualquer outro produto de tecnologia, é só usar seu CNPJ e comprar mais barato no Fujioka Distribuidor.

Gostou do conteúdo? Por aqui e nas nossas redes sociais tem sempre algo novo para você. Até a próxima.


voltar para posts