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Passo a Passo para criar a sua primeira loja virtual

Faça sua loja virtual

Um assunto que está em constante crescimento e que foi acelerado pela pandemia é a implementação e uso de lojas online. Mais brasileiros tiveram confiança em comprar pela internet e inúmeros lojistas que se viram obrigados a abrir uma loja online se surpreenderam com as possibilidades. E com os números.

Os dados mostram um mercado em ascensão e longe de estar saturado: segundo o Compre & Confie, em Abril de 2020, as lojas online brasileiras viram seus faturamentos aumentarem 81% em relação ao mês anterior e 98% relativo ao mesmo mês em 2019, o que representa impressionantes R$9,4 bilhões só nesse mês.

Se pretende abrir a sua loja virtual agora mesmo, veja as vantagens e siga as dicas desse pequeno guia que preparamos para você.

Vantagens de ter uma loja online

Uma das grandes vantagens de vender na internet é ter opções para todo tipo de orçamento. Hoje quem tem um celular e acesso à internet já pode abrir uma loja em plataformas como Mercado Livre e Amazon e pagar apenas as taxas sobre cada venda.

Para quem tem um capital maior, uma loja virtual pode ser um bom investimento: levando em conta que os gastos com pessoas e estrutura física são enxutos, o preço adquire mais atratividade para o consumidor final. Assim é natural que as vendas aumentem e, consequentemente, o faturamento. Em resumo, é um bom negócio.

Passo a passo

1. Escolha os produtos que você quer vender;

Antes de tudo, observe se existem produtos que você mais se identifica. Uma boa ideia é trabalhar com produtos com os quais você já tenha trabalhado ou com aqueles que sejam de seu interesse. Faça uma breve pesquisa para saber os preços praticados pelo mercado, seus principais concorrentes.

2. Faça um planejamento financeiro;

O segundo passo é estruturar um planejamento com todos os seus custos: computadores, impressora, internet, espaço para estoque, energia, entre outros. Liste tudo o que vier em mente e adicione ao valor uma margem para eventuais imprevistos.

3. Escolha um nome para a sua loja online;

Após encontrar um nome atrativo para o seu negócio, faça uma busca rápida no Google e veja se não há algum concorrente com o mesmo nome (mesmo sem registro). Depois faça uma pesquisa no site do INPI. Se houver nome igual ou similar, na forma de escrita ou pronúncia, e dentro do mesmo campo de atuação, melhor escolher outro.

Depois dessa jornada de escolha de nome, verifique se o domínio para a sua loja está disponível. Para verificar, basta pesquisar em sites de registro como o Registro.br ou Google Domains.

4. Registre o seu negócio;

Algumas plataformas permitem venda apenas com o seu CPF, mas se sua intenção é continuar crescendo e ter margens de lucro cada vez maiores, o ideal é que você tenha um CNPJ para a empresa. Assim você conseguirá comprar os seus produtos diretamente do Fujioka Distribuidor com preços bem mais atrativos. Para registrar seu negócio, é preciso abrir um CNPJ na categoria específica da sua empresa.

5. Coloque sua loja no ar;

O ideal é contratar alguma empresa ou profissional especialista em lojas virtuais. Mas, se você pretende abrir um pequeno negócio, você pode começar por plataformas de marketplace de grande visibilidade, como Amazon, OLX, Mercado Livre, e várias outras. Além dessas opções, você ainda conta com a possibilidade de criar você mesmo uma loja online em plataformas fáceis de manusear, como WIX e Shopify.

6. Aumente sua presença digital.

Agora é hora de vender. Crie perfis em redes sociais e estude segmentação e impulsionamento. Geralmente as redes sociais possuem áreas com todas as instruções para criar seus anúncios.

Use técnicas de SEO (otimização para motores de busca) para ter um melhor ranqueamento quando procurarem pelo seu produto ou por um assunto relacionado. Instruções de como fazer isso são encontradas facilmente pela internet, como na Rock Content e na Resultados Digitais.

Agora é só usar a criatividade e o seu talento para vender muito na sua loja online. Boa sorte.
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