Um dos desafios ao abrir um negócio ou renovar os equipamentos de uma empresa é saber escolher bem no que investir. Com computadores não é diferente e uma das primeiras perguntas que vêm à mente quando o assunto é computador é: desktop ou notebook?

Para responder a isso, primeiro precisamos ter em mente o tipo de negócio e para quais funções os computadores serão destinados. Depois é preciso saber quais as especificações técnicas necessárias para cada uma das atividades.

Além das especificações técnicas, quem busca comprar computadores para a empresa deve ter em mente outras características que podem ser necessárias, como portabilidade, desempenho e manutenção. Aqui listamos o que deve ser observado em cada uma.



Portabilidade


Com modelos de negócios mais fluidos, como a adoção de trabalho remoto, estrutura flexível sem lugares fixos para os funcionários e coworking, a portabilidade se tornou uma necessidade para diversas empresas. Por isso, antes de comprar, é preciso verificar se a flexibilidade é necessária para a função dentro do negócio. Se a resposta for positiva, sem dúvidas o notebook é a melhor opção nesse caso.

Desempenho


Alguns programas exigem mais do computador. Por isso é importante checar quais as necessidades dos programas a serem implementados antes de escolher o modelo do computador. Caso não haja necessidade de portabilidade e se a intenção é ter um bom desempenho com o melhor custo-benefício, a melhor opção pode estar em um desktop mais robusto.

Manutenção


A manutenção de um desktop costuma ser mais barata em comparação ao notebook com configurações semelhantes. Além disso, outra vantagem de um computador de mesa é que periféricos, como monitor, teclado, mouse e outras coisas podem ser utilizadas em outro computador quando for necessário realizar uma troca.

E o preço?


Diferente de outros itens, um computador só vai ter um custo-benefício real se você souber exatamente para qual finalidade ele será usado. Assim, gastos desnecessários com equipamentos subutilizado, com melhorias nos computadores ou com manutenções são evitados. Então, nesse caso, o preço deve ser considerado, mas com cautela, porque quando se trata de computadores, o barato pode sair caro no final das contas.

Conclusão


Se você procura por mobilidade, os notebooks são a melhor opção. E se, além disso, você precisa também de um bom desempenho, hoje existem inúmeros notebooks de alta performance. Mas caso queira um computador que ficará fixo, o desktop pode valer mais a pena por todas essas vantagens que elencamos acima. Mas principalmente quando o que se deseja é performance.

E aqui vai mais uma dica para você que está montando ou reestruturando os equipamentos de uma empresa: no Fujioka Distribuidor, quem tem CNPJ compra notebooks, computador desktope muitos outros produtos de tecnologia com preços e condições especiais.

É isso. Se gostou da dica, fique ligado aqui no blog e nas nossas redes sociais. Sempre tem muita novidade para você. Até a próxima.


voltar para posts