Você já ouviu falar das Martechs? Se não, saiba que isso é normal. Afinal, o nome ainda é tratado como uma novidade no meio, e por isso muitas pessoas não ouviram falar ou apenas conhecem o nome, sem saber do que se trata. Neste texto, o Fujioka Distribuidor pretende responder algumas perguntas sobre esse tema: o que são as Martechs? O que fazem? Quais os benefícios de investir em uma Martech para o seu negócio?

Em primeiro lugar, Martech nada mais é que a junção de duas palavras do inglês: Marketing e Technology. O próprio nome já diz tudo, trata-se de agências e empresas de marketing digital que aplicam os recursos tecnológicos como protagonistas de suas soluções, não apenas como uma mera ferramenta. Neste sentido, a intenção dessas startups é entregar o máximo possível de valor aos seus clientes, com a menor probabilidade possível de erros. Isso acontece porque em uma Martech nenhuma decisão é tomada por intuição ou achismo, mas sim por dados, conceitos e técnicas de marketing com o apoio de softwares seguros e elevada aplicação de tecnologia. Mas como?

As Martechs podem atuar tanto no digital como também na parte “física” do negócio, estando presente em várias etapas importantes da jornada do marketing. Uma delas é a gestão de processos, que visa administrar as várias funções dentro de um setor, desde otimizar a produtividade da equipe até organizar as etapas de um projeto em andamento. Outro benefício é a automação do marketing, que reduz trabalhos manuais e abre espaço para a equipe pensar estrategicamente. Há também o serviço de funil de vendas, que acompanha a jornada do consumidor do começo até o fim, com o objetivo de identificar o potencial público comprador e direcioná-lo até a conversão em vendas. Relacionamento com o consumidor é outra parte importantíssima, responsável por gerenciar a base de clientes por meio de soluções tecnológicas automatizadas e úteis, como o clássico CRM (Customer Relationship Management). E, claro, aquilo que não pode ficar de fora: mensuração de resultados. Afinal, o sucesso de toda estratégia passa por saber aquilo que precisa ser mantido e aquilo que pode, ou deve, ser melhorado ou alterado. E isso só é possível através de uma boa mensuração de resultados aplicada do início ao fim de uma operação de marketing, aumentando as chances de sucesso.

Em um momento em que dados são cada vez mais valiosos, as Martechs se apresentam como ótimas soluções para todos os tipos de negócio. Afinal, decisões embasadas e acertadas, otimização do tempo, agilidade e maior alcance de marca são benefícios que toda empresa quer — e precisa — buscar para alcançar o sucesso esperado.

Gostou? Para ficar por dentro desse e de outros assuntos, siga acompanhando o blog e as redes sociais do Fujioka Distribuidor. Até a próxima!


voltar para posts