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É hora de planejar 2020. Conheça as tendências do varejo para essa virada de década.

O varejo, assim como muitas outras áreas da sociedade, tem passado por grandes transformações, nos últimos anos, causadas por avanços tecnológicos, internet e mudanças nos hábitos de consumo.



Nesse cenário, saem na frente empresas e empresários que se atentam às tendências do mercado e buscam aplicá-las ao seu negócio. Agora é a hora de começar a planejar 2020 e saber tudo o que a sua empresa precisa para sair na frente, e é claro que o Fujioka Distribuidor te ajuda.



2019 foi o ano da integração entre loja física e on-line, de os consumidores voltarem a desejar experiências diferenciadas nas lojas físicas. Mas e para 2020, o que esperar?


 


Embalagens interativas: elas se tornam um ponto de experiência e contato entre a marca e o consumidor. Além de informar, podem ser usadas como mídia, se tornando um valioso canal de comunicação.



Algumas marcas usam hoje esse caminho para encurtar o contato com o cliente, por meio de QR Codes que levam o cliente para Stories do Instagram ou hotsites que contam histórias, por exemplo. Pensar na embalagem interativa é sair da jornada de compra e entrar por um momento no dia do consumidor, dividindo histórias, brincadeiras etc. 



Entrega no mesmo dia: em relação às compras on-line, as expectativas dos clientes quanto ao tempo de envio estão cada vez mais rápidas. Primeiro veio a entrega em 2 dias, depois no dia seguinte. Agora, na era da instantaneidade, os compradores desejam seus pedidos o mais rápido possível. Desde o Prime Air, da Amazon, que usa a tecnologia drone para entregar pedidos dos compradores em 30 minutos ou menos, até o surgimento de startups de robôs de entrega, esse processo está ficando cada vez mais rápido.


Marcas éticas e baseadas em valores: os consumidores estão mais seletivos com produtos e marcas, e analisam a ética e os valores de uma empresa antes de tomar sua decisão de compra, portanto, estão mais conscientes. Com isso, oferecer transparência e se posicionar sobre questões éticas, quando bem-feito, pode criar lealdade e confiança duradouras.


Social Commerce: a venda acontece onde o consumidor está, seja em e-commerce, site, rede social ou aplicativo de mensagem. A grande tendência é que o comércio entre gradativamente nos aplicativos de mensagem. O WhatsApp já planeja incorporar portfólio de produtos em sua versão business, e não podemos esquecer o crescimento das vendas pelo Instagram em 2019. 


Os jovens consumidores: é importante pensar que estamos nos preparando para uma virada de década. Assim, os jovens consumidores das gerações Y (nascidos de 1980 a 2000) e Z (nascidos de 1990 a 2010) chegaram e estão chegando cada vez mais ao mercado de trabalho. Eles têm se tornado consumidores extremamente conectados, que carregam consigo um grande senso de responsabilidade social, muito mais que as gerações anteriores. 



Em resumo, podemos dizer que a tecnologia seguirá no centro das relações de consumo, seguida pelo protagonismo do consumidor e de seus valores pessoais. A compra de oportunidade ainda conta, mas o processo será mais pessoal, mais humano. E para atender às expectativas e às necessidades dessa sociedade tão tecnológica e conectada, conte com a parceria do Fujioka Distribuidor. Um dos maiores distribuidores do Brasil, com um mix completo de tecnologia e mais de 50 anos de tradição, fornecendo os últimos lançamentos com agilidade na entrega em todo o país, com muitas vantagens para quem compra com CNPJ.