Pós-venda, como o próprio nome já diz, é um conjunto de ações realizadas após as vendas. Como exemplo, podemos citar avaliações dos produtos e serviços, e o atendimento premium para resolver problemas com as compras e com a garantia.

Os custos com a conquista de novos clientes podem ser bem maiores do que os custos com fidelização, basta observar os cartões de crédito que oferecem milhas e cashback como forma de recompensar aqueles que optam por continuar utilizando o serviço.

Para usar das principais estratégias dos grandes varejistas, abaixo estão algumas dicas que podem ajudar (e muito) na hora de fidelizar clientes. Aproveite!

Crie promoções exclusivas



Oferecer cupons de desconto para a próxima compra é uma ideia que pode funcionar muito bem, mas é importante verificar a viabilidade da ação para que não ela não fique tão onerosa. Ao fazer as contas, é necessário lembrar de incluir o custo para conquistar novos clientes.

Ofereça cashback



A cada compra, uma parte do valor que o cliente só pode usar na própria loja é retornada para ele. Assim, o cliente fica muito mais propenso a escolher a empresa novamente, além de gerar um processo de gamificação em que ele queira acumular esse valor através de novas compras.

Encante na entrega



Muito mais que uma caixa de papelão, o cliente se sente especial quando a embalagem é personalizada e gera algum tipo de prazer ao abrir. Um cartão escrito à mão, uma embalagem perfumada ou até mesmo uma textura diferente podem encantar. Ser original e criativo aqui é fundamental.

Ouça



Boa parte do que é necessário para fazer um negócio deslanchar está basicamente em ouvir os clientes, tanto os feedbacks positivos quanto os negativos. Uma boa ideia é fazer uma lista das principais reclamações e encontrar uma solução definitiva para aqueles problemas, um por um. E o que tiver de feedback positivo, pense que ainda dá para melhorar. Sempre dá.

Crie um sistema de atendimento especial



Ninguém gosta de sentir que só foi bem atendido até a hora do pagamento. O atendimento pós-venda é extremamente importante, tanto para a reputação da empresa quanto para a fidelização dos clientes. É um investimento necessário e que com certeza trará bons frutos.

Além de tudo isso, é sempre bom ter novos produtos com muita qualidade em estoque. Para isso, pode sempre contar com o Fujioka Distribuidor. Aqui você encontra os principais produtos de tecnologia, como notebooks, smart TVs, produtos de beleza e tudo mais.

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