O ano começou com tudo – inclusive muitas incertezas - e as estratégias de vendas são as aliadas para quem quer um 2021 mais planejado, organizado e com mais resultados. Dentro dessas estratégias estão as campanhas sazonais. E o ano vem cheio de datas que podem ser aproveitadas para tornar as vendas mais expressivas.

Desde que existe comércio, as datas são importantes aliadas nas vendas. Algumas clássicas para presentear, como o Dia das Crianças, Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais. E outras que têm apelo comercial, mas que não trazem a carga de ser uma oportunidade para os presentes. É o caso do Dia do Consumidor, a Semana Brasil e a Black Friday.

O primeiro semestre do ano geralmente começa com o carnaval. Esse ano, em fevereiro, e com menos apelo por conta das restrições devido a pandemia de covid-19. Contudo, inclusive o fator de isolamento pode se tornar um argumento de vendas sob a forma de outras maneiras de aproveitar a data além da folia. Em março, o Dia Internacional da Mulher e o Dia do Consumidor podem ajudar muito a fortalecer as vendas.

Abril vem com a Páscoa e maio, com a fortíssima data do Dia das Mães. Já junho chega com o Dia dos Namorados e as festas de São João, enquanto julho é o mês oficial das férias das instituições de ensino.

calndário de 2021 com datas comemorativas do comércio

O segundo semestre começa com a volta às aulas seguido pelo Dia dos Pais em agosto. E a Semana Brasil abre o mês de setembro para aquecer as vendas em uma data que antes era ausente de apelo comercial. Outubro traz o Dia das Crianças e novembro a tão esperada Black Friday – hoje a data mais expressiva do calendário comercial. Dezembro vem com as festas de fim de ano e votos de renovação. Natal e Fim de Ano são ótimas datas para quem quer presentear alguém ou mesmo se presentear.

Além de todas essas datas mencionadas acima, existem algumas que são mais fortes regionalmente. Por isso, é importante ficar atento a elas para que não passem em branco, principalmente se a atuação da loja for regional. Mais que isso, todas estas datas servem como pontos de referência para um planejamento mais completo. Portanto, sinalizar esses momentos no seu planejamento estratégico para 2021 é um excelente ponto de partida para visualizar o cenário para o ano todo.

Essas datas também nortearão inclusive os itens que precisam ser levados em consideração para comercialização em cada momento. Isso também vai ajudar a organizar as ações, as formas de atingir o público que você busca, as maneiras mais adequadas de alcançá-los, além da construção da mensagem.

E claro, nada adianta planejar todo o trabalho estratégico com antecedência sem se atentar ao estoque. Por isso é importante considerar também o ano anterior como forma de balizar os períodos de venda e não deixar nada faltar. É necessário também ficar atento aos lançamentos, às novidades e ao que tem chamado a atenção dos consumidores. E isso, você também vai acompanhar por aqui, no blog do Fujioka Distribuidor.

Quais as datas mais importantes do calendário comercial em 2021?


· 30 de janeiro – Dia da Saudade
· 14 de fevereiro – Valentine’s Day
· 16 de fevereiro – Carnaval
· 08 de março – Dia Internacional da Mulher
· 15 de março – Dia do Consumidor
· 04 de abril – Páscoa
· 23 de abril – Dia Mundial do Livro
· Final de abril – Dia do Frete Grátis
· 1 de maio – Dia do Trabalho
· 09 de maio – Dia das Mães
· 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd
· 12 de junho – Dia dos Namorados
· 13 de julho – Dia do Rock
· 30 de julho – Dia do Amigo
· 08 de agosto – Dia dos Pais
· 15 de agosto – Dia da Informática
· 15 de setembro – Dia do Cliente
· 4 de outubro – Dia Mundial dos Animais
· 12 de outubro – Dia das Crianças
· 31 de outubro – Halloween
· 11 de novembro – Dia dos Solteiros
· 26 de novembro – Black Friday
· 29 de novembro – Cyber Monday
· 25 de dezembro – Natal

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