Acostumados com brincadeiras analógicas, muitos pais acreditam que os games são um perigo aos seus filhos. Mas a verdade é que os jogos podem sim ter uma influência positiva no desenvolvimento das crianças.

Evidentemente que os benefícios vêm quando somados a um rígido controle parental, para evitar excessos e que a criança tenha contato com jogos que possam prejudicar seu desenvolvimento.

Atualmente existem inúmeros títulos de jogos educativos, para diversas plataformas, feitos especificamente para o desenvolvimento das crianças. Esses jogos estimulam a criatividade, o desenvolvimento socioemocional, o pensamento lógico, a memória, a concentração, entre diversos outros campos de desenvolvimento empírico.

Muitas vezes os jogos têm uma boa eficiência por usarem uma linguagem mais próxima a das crianças, que se expressam e aprendem no mundo através do ato de brincar. Investir em um entretenimento que estimula o desenvolvimento da criança é uma boa escolha. E se os pais participarem ativamente desse processo, o aprendizado é ampliado e os jogos ainda ganham a função de fortalecer os vínculos familiares.

Alguns jogos auxiliam na tomada de decisões e no pensamento crítico, enquanto outros estimulam a criatividade, a memória, a concentração. O segredo está em escolher bem os jogos conforme os objetivos de aprendizado da criança.

Claro que o cuidado com o conteúdo que as crianças têm acesso deve ser reforçado por aqui. Para maior controle, alguns dispositivos já vêm com função de controle parental. Mas o ideal é, se possível, acompanhar de perto o que as crianças têm acessado.

A intenção deste texto é desmistificar e mostrar que os games podem sim trazer benefícios às crianças, e enfatizamos que nenhum jogo pode substituir uma boa educação, mas pode ser complementar quando a criança é acompanhada de perto.

Tablets, computadores, celulares e acessórios podem ser encontrados com um preço especial para quem tem CNPJ no Fujioka Distribuidor. Acesse o site e encontre as melhores opções.

Gostou do nosso conteúdo? Aqui sempre temos uma novidade para você. Fique ligado.


voltar para posts