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Como vender pela internet na quarentena

A importância de ter uma loja online

Quem trabalha com vendas foi pego de surpresa com a pandemia de Covid-19 e o necessário período de quarentena para conter a proliferação da doença. Além de formas de combater o coronavírus, o mundo foi obrigado a buscar novas formas de manter a economia em funcionamento.

Uma das alternativas encontradas pelos lojistas foi a venda por meio de lojas virtuais. Muitas dessas pessoas viram nesse formato a solução para o problema e ampliaram seus horizontes para as inúmeras possibilidades de vender online.

Como o tempo é determinante para quem está em busca de uma solução para o agora, separamos aqui algumas formas de ter sua loja virtual sem uma estrutura complexa e grandes investimentos.


1. Escolha o que vender

Como já abordamos na publicação: Faça sua loja virtual , o primeiro passo é escolher o que você vai vender. Se você já trabalhava com vendas de algum produto, veja os que possuem mais saída e dê prioridade a eles.


2. Crie sua loja

Além das ferramentas nas redes sociais, existem algumas plataformas rápidas e fáceis de usar para realizar suas vendas online. É o caso do Mercado Livre, OLX e Amazon. Nessas plataformas, em pouco tempo e sem a necessidade de muito conhecimento técnico, você já pode colocar seus produtos à venda para todo o Brasil. São boas opções justamente por terem todo um sistema pronto para diferentes tipos de vendas e por já possuírem audiências bem significativas.

Outra opção, e talvez a melhor delas, é vender por meio da Olist: uma plataforma que divulga os produtos da sua loja virtual de forma automatizada nos principais marketplaces do país. Além de posicionar bem os seus produtos nas plataformas, a própria plataforma indica possíveis melhorias, como preços mais atrativos e prazos de entrega mais rápidos.

3. Observe e defina o perfil do seu público

Trace uma descrição do público que deseja, considerando idade, sexo, perfil econômico, localização e assuntos de interesse em comum. Tudo isso poderá ser usado para definição do tipo de linguagem a ser usada e, por exemplo, a segmentação do seu público em anúncios patrocinados nas redes sociais.

4. Crie perfis em redes sociais

Faça contas comerciais para as redes sociais que forem mais pertinentes ao seu público para fazer a divulgação, como Instagram e Facebook. Essas duas redes já possuem ferramentas para vendas diretas, caso prefira promover as vendas também pelas redes sociais. O ideal é ter também um canal de contato como o WhatsApp para empresas.

Se você já possui um público grande e que se interessa pelo seu produto no seu perfil pessoal e achar pertinente usar ele para uma finalidade comercial, opte por aproveitar o engajamento para levar o esse fluxo para a página da sua loja. Assim você consegue separar seu perfil pessoal do comercial, oferecendo aos seus consumidores um atendimento profissional e dedicado.

5. Prepare seu estoque

Antes de tudo, tenha um local físico para armazenar os seus produtos. Já preveja as condições de armazenamento e organização do estoque de forma que facilite na hora de separar e despachar para entrega.

Depois, veja um lugar bom e barato para comprar. Se você vende ou pretende vender produtos de tecnologia, compre tudo o que você precisa com o Fujioka Distribuidor. Vale considerar as possiblidades de negociação, prazos para pagamento, crédito disponível e o volume. Todas essas facilidades vão influenciar diretamente na composição de preço, podendo melhorar sua margem de lucro e seu faturamento.

6. Divulgue

Envie o link da sua loja online ou dos seus produtos para os seus amigos no WhatsApp, Messenger, grupos no Facebook. O que vale aqui é usar a criatividade. Mas tome cuidado para não ser invasivo, divulgando produtos em grupos que possuem outra finalidade.

Crie posts patrocinados nas redes sociais. Com pouco dinheiro e uma boa definição do seu público, você já consegue um grande alcance na região que você determinar. O passo a passo para a criação desses anúncios é bem simples e está disponível na íntegra em páginas específicas do Instagram e do Facebook. Basta seguir as orientações.

Esperamos que esse pequeno guia ajude você durante a pandemia de Covid-19. E além dela.

Boas vendas e fique ligado aqui no blog do Fujioka Distribuidor e nas nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades.