Com uma diversidade enorme de componentes, hoje é possível encontrar computadores por diversas faixas de preço. Por isso, na hora de comprar ou montar um, o primeiro passo é definir um orçamento. Feito isso, é hora de escolher o melhor setup para o seu objetivo.

Nessa busca, um dos componentes mais difíceis de escolher, sem dúvidas, é a placa de vídeo. Isso porque ela tem diversas características que são determinantes no desempenho final, como GPU, clock, memória, tipo de barramento e largura de banda.



1. Clock


O clock de um processador gráfico (GPU) é medido em hertz e demonstra a velocidade de processamento. Ou seja: quanto mais MHz (mega-hertz) uma placa tem, mais ela tem poder e velocidade de processamento.

2. Memória VRAM


É a memória de vídeo, que funciona basicamente como uma memória RAM, de armazenamento rápido e curto. Tecnicamente, quanto mais memória, melhor. Mas ela deve ser observada com outras características, principalmente a qualidade e velocidade da GPU.

3. Largura de banda


Assim como outros componentes de um computador, a placa gráfica também tem sua largura de banda, que nada mais é do que a velocidade da troca de informações entre a placa-mãe e a placa de vídeo. A largura de banda é medida em bits por pulso de clock. Assim, quanto mais bits, mais velocidade.

4. Nvidia ou AMD?


A maior parte do mercado está dividida entre os chips gráficos da Nvidia e da AMD, mas as placas são fabricadas por diversas empresas, como Gigabyte, MSI, Asus, EVG, Galax, Afox, PCYes entre outras, e com diferentes características, como memória e tipo de barramento (conexão com a placa-mãe).

Já para uso profissional, como edição de vídeo, renderização 3D e design gráfico, as linhas AMD Radeon Pro e a Nvidia Quadro se sobressaem por serem feitas exclusivamente para esse propósito, ao contrário das Nvidia e AMD comuns, que têm como propósito oferecer qualidade gráfica de forma genérica ou para jogos.

Conclusão


Assim, a escolha da placa de vídeo vai passar pelo valor à disposição e pela finalidade de utilização do computador. Para os gamer, elas são um objeto de desejo já que permitem, conforme sua qualidade e performance, explorar todo o desempenho gráfico criado para os jogos, além da máxima qualidade em fluidez nas imagens com altas taxas de FDS (frames por segundo).

E diante de tantos modelos possíveis, no Fujioka Distribuidor você encontra uma enorme variedade de marcas e modelos. Produtos que atendem ao uso cotidiano, aos entusiastas de jogos ou os mais exigentes gamers, até profissionais de áreas gráficas e de vídeo. Para quem deseja revender ou para quem deseja comprar para suas atividades comerciais ou lazer, no Fujioka Distribuidor, quem tem CNPJ compra mais barato.



É isso. Se você gostou do conteúdo e quer ver mais informações como essas, fique ligado aqui no blog e nas nossas redes sociais. Sempre tem coisa nova esperando por você. E até a próxima.


voltar para posts