Em tradução literal, o termo significa “escritório em qualquer lugar”, e é exatamente o que parece: a possibilidade de trabalhar de onde quiser. Em casa, em um café, em um coworking ou até mesmo no escritório da empresa, caso seja essa a preferência. Na maioria dos casos, basta ter energia elétrica, um computador e acesso à internet para realizar o trabalho de forma remota.

Anywhere office é uma forma de trabalho que ganhou mais espaço a partir da pandemia de Covid-19, quando empresas do mundo todo tiveram que rever seus modelos às pressas para que pudessem continuar funcionando, mas sem as aglomerações do escritório. Nesse período, as atividades administrativas, por exemplo, tiveram mais facilidade em se adaptarem e, como consequência, muitas empresas já anunciaram que o novo modelo será adotado permanentemente.

O conceito de anywhere office não é novidade. Pelo contrário, várias companhias já vinham adotando o modelo como uma maneira de atrair talentos que pretendem trabalhar assim , principalmente os profissionais de gerações mais recentes. Mas os benefícios vão além e podem aumentar os ganhos das empresas de forma direta.

Enquanto muitos lugares ainda seguem o modelo de pagamento por hora trabalhada sob supervisão constante, outros já viram grandes vantagens em modelos como o anywhere office. Isso porque estudos revelaram que os profissionais são mais produtivos quando estão felizes, em ambientes calmos e com menos estresse.

Com a adoção do anywhere office, grandes despesas com o imóvel, tais quais aluguel, água, energia, internet, manutenção, limpeza, recepção e até o cafezinho, podem ser reduzidas drasticamente. Dessa forma, apenas um pequeno espaço será necessário para aqueles que ainda preferirem o escritório físico, que também pode ser até um ambiente de coworking.

Não necessitar de grandes estruturas é uma enorme vantagem, tanto para quem trabalha e que não mais precisará se locomover, como para quem faz a contratação. Afinal, a redução de despesas e de tempo gasto em horas de trânsito e o aumento da produtividade interessam ambas partes envolvidas.

Olhando para um horizonte a longo prazo, a competitividade através de talentos pode trazer retornos inestimáveis às empresas. Investir em pessoas, em formação e em bem-estar gera muito mais retorno do que continuar investindo massivamente em estruturas caras e burocráticas.

Para implementar o modelo anywhere office na sua empresa, o ideal é utilizar ferramentas que permitam a gestão remota da equipe e, claro, oferecer um conjunto de equipamentos necessários, como notebook, mouse, teclado, suporte para o notebook, entre outros.

Quem é empreendedor de qualquer seguimento pode contar com o Fujioka Distribuidor para comprar itens e produtos de tecnologia pagando mais barato com CNPJ. É uma excelente forma de ter custos ainda menores e estar inserido dentro da nova dinâmica de trabalho do mercado daqui em diante.

Gostou? Aqui sempre tem conteúdo como esse. É só ficar ligado no nosso blog e nas nossas redes sociais. Até breve!


voltar para posts