O mercado de processadores para computadores pessoais tem visto um acirramento entre seus principais players. Intel e a AMD têm disputado de maneira mais equilibrada a participação nos últimos anos. E sobre esse assunto sempre existe uma pergunta que fica: Qual é o melhor processador?

A verdade é que a resposta para essa pergunta é complexa, uma vez que sempre depende da finalidade de uso e do orçamento disponível para investir no computador. Por isso, resolvemos não tentar definir aqui qual o melhor, mas sim ajudar na escolha conforme as necessidades.



A AMD, que antes disputava apenas o mercado de processadores de entrada com a Intel, está cada vez mais competitiva e já mostra ser uma marca forte, até mesmo nos processadores para setups gamers e para uso profissional.

A Intel, por sua vez, ainda domina o mercado de processadores com grande vantagem, principalmente quando se tratam de produtos com mais desempenho. Uma marca que segue inovando e anda à frente mesmo com surgimento de novos computadores que utilizam processadores com arquitetura ARM (já bastante utilizada em smartphones e tablets).

E essa disputa com a Intel levou à evolução dos processadores AMD que, mesmo com algumas dificuldades alcançou um excelente nível de qualidade em seus produtos. Ainda assim, a Intel já estava consolidada há alguns anos como a líder.

Mais recentemente, o lançamento e aprimoramento dos Ryzen fizeram com que a marca conseguisse um desempenho mais competitivo com a linha Intel Core. Reviews com temas como i3 vs. Ryzen 3, i5 vs. Ryzen 5 e i7 vs. Ryzen 7 tomaram os canais de tecnologia no YouTube. Mas, como dito lá no início, essa comparação só é válida quando se coloca no papel o orçamento e o propósito de uso do PC.

Para baratear alguns de seus processadores, a AMD lançou produtos com ou sem placa de vídeo integrada. O que é uma grande vantagem para quem já pretende comprar uma placa de vídeo dedicada. A Intel não ficou atrás e também lançou sua linha sem placa gráfica integrada.

A AMD mantém a bandeira do custo-benefício hasteada. A Intel, permanece inovando e oferecendo cada vez mais performance.

Como escolher o processador ideal pra mim?



A dica do Fujioka Distribuidor é: a busca pelo processador ideal passa pela finalidade do seu uso e pela definição do valor máximo a ser despendido na compra do computador ou mesmo do processador apenas. No caso da montagem de um computador é fundamental compreender que há outras partes — como a placa-mãe — específica para cada modelo de processador.

Além disso, o comprador deve observar sempre a identificação do processador, pois, o desempenho depende da geração e das características de cada um — como exemplo, existem modelos de Core i5 que são superiores a gerações anteriores de Core i7. Fique atento!

Para quem deseja adquirir processadores individualmente, no Fujioka Distribuidor é possível encontrar uma diversidade de modelos Intel, na medida de suas necessidades e claro, com ofertas excelentes. E se você é lojista e não quer ficar de fora das novidades que esse mercado proporciona, no Fujioka Distribuidor, você encontra os melhores computadores, notebooks e componentes.



Se gostou do conteúdo, acompanhe aqui o blog e fique ligado nas nossas redes sociais. Trazemos sempre informações preciosas para você. Até breve.


voltar para posts