Chegar em casa e ligar as luzes, a TV, o ar-condicionado, colocar sua playlist preferida para tocar e as roupas para lavar. Isso tudo com comandos de voz e sem apertar um só botão. Essas são apenas algumas das inúmeras funções possíveis, graças às assistentes pessoais: itens que têm ganhado muita popularidade e estão ajudando a transformar o mercado de tecnologia nos últimos anos.

Elas já estão espalhadas por todo lado: nas caixinhas de som inteligentes, nas smart TVs, nos PCs, nos smartwatches e, muito provavelmente, no smartphone que está com você agora. E basta chamá-las por um comando de voz que já estarão à disposição. Hoje, as mais conhecidas são a Google Assistente, a Amazon Alexa, a Siri, a Cortana da Microsoft e a Bixby da Samsung. Cada uma com um comando diferente de ativação.



Entre suas enormes gamas de funções, as assistentes pessoais auxiliam a fazer compras online, falam sobre as condições e previsões climáticas, informam como está o trânsito, descrevem um resumo das principais notícias do dia e tudo mais que a imaginação permitir. Isso porque, além de funções pré-programadas, algumas assistentes permitem configurações de comandos de voz para a realização de uma sequência de tarefas. Ou até mesmo automatizações.

Essa tecnologia ainda é vista por alguns com um olhar cético. Mas o movimento perpétuo da evolução tecnológica tem mostrado que as assistentes – que hoje estão presentes até em app de banco, com inteligência de aprendizado – fazem parte de um contexto perene e que se desenvolverá fortemente daqui em diante. Hoje já é difícil imaginar nossa vida sem essas tecnologias. Então é fácil perceber que essa tendência deve ser olhada com seriedade, principalmente por quem comercializa tecnologia.

A adesão é crescente e crescem também as oportunidades de quem se posiciona no mercado o quanto antes. Engana-se quem pensa que os produtos relacionados à tecnologia são apenas aqueles em que o software se encontra embarcado.

Produtos com internet das coisas (IoT) e de automação residencial, como lâmpadas inteligentes, câmeras, alarmes, TVs, aparelhos de ar-condicionado, geladeiras, máquinas lava e seca e um número cada vez maior de dispositivos tecnológicos podem ser vendidos sob o argumento da integração de uma casa inteligente. E as assistentes são o elemento central nessa cadeia.

Para aproveitar essa tendência, o ideal é se apropriar desse movimento. E algumas ações que podem ser realizadas para vender produtos relacionados passam pela criação de uma seção exclusiva nas lojas físicas e virtuais - mostrando uma grande variedade de produtos para quem quer ter uma casa inteligente - criação de conteúdo abordando o assunto, treinamento de vendedores e criação de campanhas.


E claro, no Fujioka Distribuidor você encontra produtos de tecnologia que já possuem assistentes pessoais como TVs, caixas Bluetooth, entre outros. Portanto, para quem é revendedor, é a oportunidade de considerar esses produtos na sua cesta de compras para preparar seu estoque. Para quem tem CNPJ, é a chance de comprar itens dessa categoria pagando mais barato.

Gostou do conteúdo? Por aqui e nas nossas redes sociais sempre tem novidade para você. Fique ligado pra não perder nada.


voltar para posts